quarta-feira, 27 de outubro de 2010

I Ato Cultural da Unesp de Bauru

No último sábado, rolou aqui no campus da Unesp de Bauru o I Ato Cultural organizado pelo movimento estudantil. Teve a presença de cerca de 60 pessoas durante todo o dia o que nos pareceu qualitativo.


Começou com a presença dos funcionários na preparação dos espetinhos e deixando um som rolar pelo bosque por volta das 10h atraindo algumas pessoas para a movimentação que ocorria por ali. Aproveitando e agradecendo o apoio deles que é sempre bem vindo e agradecido!


O rango chegou às 12h30. Muita gente estava ali pro almoço, e agradecemos muito a colaboração de todos. Estava delicioso! Além do rango com arroz, vinagrete, maionese e farofa, os espetinhos oferecidos pelos funcionários, vendidos durante todo o evento, foi essencial para matar a fome.


A primeira oficina do dia foi a de stencil que durou umas boas horas e deixou o pátio dos DA's com cara nova, para aqueles que ajudaram, os sinceros parabéns. Ficou demais!


O campeonato de taco ocupou a tarde toda, e digo por mim, estou todo dolorido, descobri que estou mais velho do que imaginava. Mas não só eu como as pessoas que estavam presente se divertiram absurdos. Parabenizo a todos, e grande salva aos campeões, Alberto e Bruno.


Ao mesmo tempo na sala 1 a oficina de economia solidária gerou discussões e esclarecimentos a partir do vídeo que o pessoal da INCOP (http://twitter.com/incop_bauru) organizou e que deu início à feira de trocas em frente à biblioteca.


Logo em seguida o campeonato de taco acabou e a oficina de malabares começou com o pessoal equilibrando bola de contato na cabeça, no braço... Sem contar que rolou de maneira espontânea uma brincadeira de "bobinho" com umas raladas no joelho e muitas risadas.


A oficina de cacuriá que infelizmente teve pouco tempo para acontecer foi bacana e todos tiveram a oportunidade de começar a conhecer essa dança maranhense.


E para sossegar antes da banda, iniciamos umas partidas de truco. As 8 duplas formadas disputaram tento a tento, e os vencedores só saíram quando a banda Pé de Macaco já rolava lá no pátio dos DA's num clima que lembrou festa de rep fechando o I Ato Cultural que foi tão frutífero e que mostrou que a Universidade é mais do que uma escola. E que nós, estudantes, somos mais do que vândalos.


Passamos o dia nos divertindo e aproveitando o espaço do campus da melhor forma possível, aprendendo várias coisas, conhecendo pessoas,.. Pena que a banda não pôde durar mais. Lá pelas 22h30min, o já conhecido por nós Diretor de Serviços da DSAA (Diretoria de Serviços e Atividades Auxiliares), Marco Antonio de Oliveira, começou a rondar o pátio dos DA's e a sala do DACEL que tinha muita comida e refrigerante que sobraram, guardados, e a tirar fotos de algumas placas de carro.


Alguns membros da organização foram conversar com ele e vimos, novamente, que a intenção da diretoria é nitidamente não deixar que estejamos nesse espaço. O Diretor de Serviços, como já outrora fizera, desrespeitou as atitudes dos estudantes, e tentou por fim a uma atividade cultural legítima e de interesse dos estudantes.


Bom, esse I Ato Cultural acabou cedo, mas deixou boas lembranças e ótimas experiências. Espero que o próximo tenha a consideração da diretoria e que eles entendam que nós estudantes não somos vândalos e nem crianças, sabemos nos cuidar e cuidar do que é nosso. Porque o campus é nosso e merecemos estar nesse espaço, não só nós, mas toda a população em geral merece estar num espaço público!



domingo, 17 de outubro de 2010

Ato Cultural - 23/10/2010

Vem aí o primeiro Ato Cultural promovido pelo Movimento Estudantil de Bauru.




No dia 23/10/2010 acontecerá no campus da Unesp de Bauru o primeiro Ato Cultural do M.E.! Com várias oficinas, músicas, feira de troca, filme, debates, e o bom e velho social que a galera faz no decorrer do dia.


O evento começará por volta das 10h30min com uma vitrola aberta no bosque do campus (em frente a biblioteca), então, quem quiser tocá-la, chegue mais, e quem não quiser tocar mas dar uma curtida no som e umas belas risadas de quem for, apareçam.


Taí a programação completa:


domingo, 10 de outubro de 2010

Ato Unificado dia 15/10 em São Paulo

Estudantes de Bauru que tiverem interesse em se juntar a nós nesse ato, favor entrar em contato pelo e-mail do DACEL [dacelunespbauru@gmail.com] com nome completo e RG.


Detalhes sobre o ato, no final do texto que segue abaixo.


Texto escrito pelo DCE da Unesp.


ATENÇÃO!!!!
OS DECRETOS VOLTARAM!!!

            Os Decretos Serra foram barrados de conjunto em 2007 pela luta de trabalhadoras/es, estudantes e professoras/es das estaduais paulistas com greves, atos e as ocupações das reitorias da USP, UNICAMP e de direções de mais de 12 unidades da UNESP. Apesar disso, eles vem sendo aplicados de forma dispersa e gradual nas estaduais paulistas desde então. Seu conteúdo se manteve em projetos como a Universidade Virtual (UNIVESP), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) na UNESP, do surgimento de dezenas de fundações privadas e através da terceirização do trabalho. Projetos que são expressões de uma mesma política neoliberal para a educação no Estado de São Paulo e em todo o país e responsável pelas degradantes condições de ensino e trabalho em todos os níveis da educação, seja pública ou privada.
            Porém, nas últimas semanas, se aproveitando do vácuo eleitoral, o governo decidiu aumentar a ofensiva. J. G. Rodas, reitor-ditador da USP, aprovou no Conselho Universitário um projeto que vem sendo chamado de “reforma da USP”. A explicação do reitor é a de que, depois de uma fase de expansão, é hora de prezar pela qualidade da universidade. Para isso, será preciso reavaliar todos os cursos e grades curriculares e enxugar tudo aquilo que não contribuía para tornar a universidade mais “excelente”.  As unidades que não aderirem à nova reforma vão sofrer ver suas já escassas verbas reduzirem ainda mais. Além disso, com a reforma, professoras/es e trabalhadoras/es serão demitidas/os.
                Embora os nomes mudem e os projetos sejam múltiplos, a política de fundo é a mesma. Na verdade, trata-se de atrelar mais e mais as universidades aos interesses dos monopólios, do latifúndio e grandes empresas. No fim das contas, as já elitizadas universidades públicas tornam-se cada vez mais privadas e afastadas dos interesses concretos da maior parte da população — que a mantêm por meio dos impostos: as/os trabalhadoras/es, a população pobre e marginalizada e as minorias.
            A repressão com a qual convivemos no cotidiano de nossas universidades através da perseguição as entidades estudantis, sindicatos, estudantes e trabalhadoras/es combativas/os como o SINTUSP, das sindicâncias e processos judiciais, das suspensões e demissões e até com o corte de salários nada mais é do que o método permanente escolhido pelos governos para reprimir não só os que resistem dentro da universidade e das escolas, como também ao conjunto da população pobre e negra que vive nos morros e favelas de nossas cidades, além da perseguição, assédios e violência contra mulheres, homossexuais, indígenas, crianças, etc..            
Frente a mais esse ataque e contra a repressão, nós do DCE da UNESP chamamos todos os centros acadêmicos e diretórios das três estaduais e, principalmente, os DCE’s da USP e da UNICAMP; assim como o conjunto das/dos estudantes, trabalhadoras/es e professoras/es e toda a população para somar-se ao ato unificado dia 15 de Outubro. Iremos marchar até a reitoria da UNESP e entregar ao reitor Herman a pauta específica de cada um de nossos campi e depois marcharemos até o Largo São Francisco,  protestar em frente a Faculdade de Direito da USP contra a nova reforma de Rodas.
            Após o ato chamamos também uma Plenária das Estaduais Paulistas para organizar ações conjuntas, massificar o debate na base estudantil e construir as próximas ações conjuntas. 


DIA 15/10: FAZER AS REITORIAS TREMEREM!

TODAS/OS AO ATO EM SÃO PAULO EM DE FESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA GRATUITA, DE QUALIDADE PARA TODAS/OS À SERVIÇO DE TODA A POPULAÇÃO.

CONCENTRAÇÃO: 10h, no Largo do Anhangabaú (saída do metrô).

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Assembléia Geral dos Estudantes

Ocorrerá no dia 07/10, quinta-feira, uma Assembléia Geral dos Estudantes da Unesp de Bauru. Ela ocorrerá às 17h30min na Central de Salas.


Compareçam!