quinta-feira, 28 de abril de 2011

1º de maio

O dia 1º de maio é marcado por manifestações dos trabalhadores em todo o mundo há séculos! E como não poderia ser diferente, o Movimento Estudantil de Bauru também discutirá na próxima terça-feira as lutas e conquistas travadas por essa classe trabalhadora. No nosso caso partiremos do que nos é mais próximo: os servidores do campus.

E para quem ainda não sabe, a mais recente notícia que os atinge: 

"AGORA, NEM SALÁRIO?
Sou servidor da Unesp do setor de vigilância, e manifesto minha solidariedade aos vigilantes da empresa terceirizada  que presta serviços na TV UNESP e no IPEMET. ELES ESTÃO  SEM SALÁRIO ESTE MÊS, UMA INJUSTIÇA QUE NOS CAUSA INDIGNAÇÃO. Eles estão sem qualquer apoio ou proteção, pois, até o momento, nem o sindicato dos vigilantes, nem o SINTUNESP tomou nenhuma atitude contra essa injustiça. Convido a todos a exigir que SINTUNESP REPUDIE esse crime contra os trabalhadores da vigilância e acione nossos advogados para responsabilizar criminalmente essas empresas de "fundo de quintal",que não cumprem com suas obrigações trabalhistas. Eles estão em greve e precisam do nosso apoio, pois a UNESP está deslocando vigilantes concursados, para “quebrar” o movimento de greve, ao invés de exigir o pagamento dos salários. Vamos seguir o exemplo do SINTUSP, que entraram em greve junto aos funcionários da empresa União, empresa que presta serviço de limpeza na cidade universitária, contra a falta de pagamento dos salários. Agora, nem salário os patrões querem pagar, não faltava mais nada. Chega de sucateamento do serviço Público!!!!!
Reinaldo C.Dutra  Dsaa-Vigilância - CSP-CONLUTAS/OPOSIÇÃO SINTUNESP"

Venha discutir e descobrir que as lutas dos trabalhadores também são as nossas lutas!



Nova data da SEMANA TRIPÉ !

E aí, pessoal!


Por alguns problemas e dificuldades tivemos que prorrogar a data do nosso evento.
Ficou para os dias 26, 27 e 28 de maio, de quinta à sábado.






A programação será a mesma já prevista como segue abaixo:


Mesa 1
26/05/2011, quinta-feira, às 19h30
"Universidade Pública: Tragetórias e Contradições"
Aluno - a confirmar
Funcionário - a confirmar
Professor - Milton Vieira do Prado Junior (FC – Educação Física)


Mesa 2
27/05/2011, sexta-feira, às 15h
"Ensino, Pesquisa e Extensão: Rumos da Universidade Pública"

Aluno - Deborah Salim (DACEL) 
Funcionário - Reinaldo Cervati (AG - Seção de Vigilância)
Professor - Luiz Fernando da Silva (FAAC – Ciências Humanas)



Grupo de Discussão
27/05/2011
"Estrutura Universitária: Espaços Formais e Informais de Organização da Universidade"


Mesa 3
28/05/2011, sábado, às 9h
"História de Lutas: em Busca da (re) construção de uma Universidade Verdadeiramente Pública"

Aluno - a confirmar
Funcionário - a confirmar
Professor - Osvaldo Gradella Júnior (FC – Psicologia)



Tudo na Central de Salas Adriana Chaves da UNESP Bauru!


Compareçam!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Grupo de Discussão sobre o CEUF (Congresso de Estudantes Unesp e Fatec)

Pessoal, 


O GD (Grupo de Discussão) dessa semana vem discutir sobre o Congresso Estudantes Unesp e Fatec (CEUF), que acontecerá esse ano em Rio Claro, nos dias 22, 23 e 24 de Abril.



Esse Congresso é uma oportunidade de todos os campi da UNESP colocarem suas pautas e reivindicações para que juntos tenhamos mais forças para negociar diretamente com a REItoria.
Além de esclarecer, debater e encaminhar o que os alunos da UNESP de Bauru levarão para o Congresso (CEUF), discutiremos uma das principais pautas do congresso que é a eleição do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UNESP.
O que é o DCE ?
Porque eleger um DCE?
Quem pode votar?
Como ir para o Congresso?

Essas e outras questões serão levantadas...

Então até terça-feira (12/04), 17h30, em frente à biblioteca.




Mais informações:
http://dceunespfatec.blogspot.com/

domingo, 3 de abril de 2011

Por onde anda o R.U. e a moradia???

A luta dos estudantes de Bauru pela moradia e pelo R.U. (restaurante universitário) ultrapassa anos, já até completou maioridade. 

No ano de 2009 houve um grande ato pelo campus que culminou em uma reunião coletiva entre todos os alunos presentes e o então diretor do campus, Henrique Monteiro, e o diretor da FAAC (atual diretor do campus), Roberto Deganutti. A partir disso, alunos e diretores foram até a reitoria em São Paulo e travaram compromisso com o então reitor e atual Secretário da Educação, Herman Voorwald e seu vice-reitor Julio Cezar Durigan. 
As reivindicações foram pontuais, a participação foi grande inclusive com participação dos alunos na discussão e execução do projeto do R.U. (veja mais em: http://chapapedranosapato.blogspot.com/2009/06/reuniao-projeto-do-ru.html). 

Durante o ano de 2010, o que nós ouvimos fomos as mesmas burocracias habituais de que tudo há prazos de abertura de licitação para as empresas apresentarem os projetos, para a reitoria liberar o dinheiro, dinheiro do MEC, "a moradia sai, o RU...", etc, etc...
Estamos em abril de 2011! Para onde caminhará o R.U. e a moradia?

A moradia está com as suas obras em andamento, mas como será o processo de seleção dos estudantes que lá vão morar? Será que precisarão colocar suas digitais antes de entrar em suas casas como acontece na biblioteca? Ou será que terão uma senha que só será autorizada como acontece com as salas de aula?

E o R.U. que se perdeu nas desculpas de falta de verba e de vontade da reitoria autorizar, ou seria da direção do campus?

Compareça nesta terça-feira, a partir das 17h30, em frente a biblioteca!