segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ato Contra Repressão





No dia 03 de junho de 2011, data da audiência de sindicância dos estudantes do câmpus de Araraquara, ocorreu o ato unificado em diversos campi da Unesp. Em cada campus os atos atingiram suas pautas específicas. Em Bauru o tema foi segurança e Polícia Militar no câmpus.

No dia 26 de maio de 2011 o Grupo Administrativo do Câmpus (GAC), composto pelos diretores das três faculdades locais, soltou um comunicado para comunidade unespiana informando novas medidas de segurança. Dentre elas estão incluídas o fechamento de portões, instalação de câmeras que se juntariam às medidas de anos anteriores como salas trancadas com cartões com acesso somente viabilizado por professores, proibição de permanecer no câmpus depois da meia noite e aos domingos e, por fim, a ronda da Polícia Militar dentro do campus de forma mais intensa.

Este foi o terceiro ato em seguidas semanas de manifestações no câmpus denunciando o mau uso do dinheiro público. Ele se constituiu na prisão em pátio público de uma boneca, representando uma estudante, que durou dois dias, terminando com duas procissões silenciosas apenas ao som de canto gregoriano passando por todo o câmpus, denunciando o alto nível de censura e repressão da direção. O ato foi composto por setenta estudantes amordaçados e segurando velas.

Durante a semana foi divulgado à comunidade unespiana, por meio de emails, passadas em salas e panfletagem, as ações repressivas dos diretores. Contando com a presença de 70 alunos, o ato terminou com falas esclarecendo o que significavam tais medidas e contou com apoio dos que presenciavam o ato.

No próximo dia 20 de junho, às 17h na Central de Salas Adriana Chaves no câmpus de Bauru toda comunidade está convidada para uma Audiência Pública com os diretores do GAC convocada pelos Diretório e Centros Acadêmicos, com divulgação massiva por meio de panfletagem, cartazes, divulgação em jornais para discutirmos essas medidas.

Contra a repressão!
Por uma universidade realmente pública, laica, de qualidade e por seu livre acesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário