segunda-feira, 25 de julho de 2011

Relato Sobre a Audiência Pública

Pouco mais de um mês depois, viemos aqui para relatar o que aconteceu durante a Audiência Pública.
Nossos próximos passos estão em construção.
Venha construir e colaborar!
O Movimento Estudantil se compõe e constrói de ESTUDANTES!

Reuniões às quartas-feiras, 17h30 no pátio dos DA's (onde fica a mesa de sinuca).
GD's (Grupo de Discussão) às terças-feiras 17h30 em frente à biblioteca.

Audiência Pública sobre Segurança na Unesp Bauru

Cerca de 70 pessoas participaram da Audiência Pública sobre a Segurança no campus da Unesp de Bauru do dia 20 de Junho de 2011, no anfiteatro Adriana J. Ferreira Chaves (Central de Salas). O objetivo da audiência era oferecer à comunidade um espaço para debater a segurança no campus, esclarecer as iniciativas tomadas pelo Grupo Administrativo do Campus (GAC) e propor novas iniciativas. Dentre os participantes estavam estudantes, funcionários, professores e os diretores das faculdades que compõem o GAC, e todos tiveram a oportunidade para contribuir com a discussão sobre a segurança, que é pertinente a toda a comunidade.

Iniciativas do Grupo Administrativo do Campus

No início da audiência, foi realizada a leitura do comunicado emitido pelo GAC no dia 26 de Maio, que destacava nove iniciativas: Reorganização de vários procedimentos relacionados às rotinas diárias do Setor de Vigilância; Treinamento dos Agentes; Fechamento dos caixas eletrônicos a partir das 22:00 de 6ª feira até as 06:00h de 2ª feira; Câmeras de segurança nas portarias principais; Fechamento gradual de alguns portões de acesso a pedestres; Realocação de alguns pontos de ônibus para que fiquem mais próximos das portarias principais; Poda de árvores que obstruem parcialmente a iluminação externa; Substituição de pontos de iluminação externa que se mostram ineficientes; Parceria com a Polícia Militar que envolverá rondas da PM mais periódicas no campus, elaboração de uma cartilha educativa contendo dicas de segurança pessoal e patrimonial, criação de um Conselho de Segurança do Campus. Após a leitura, representantes dos estudantes, dos funcionários e do GAC tiveram 10 minutos para levantar suas considerações sobre a segurança, e logo após as falas foi aberto ao público presente na audiência um espaço para declarações, questionamentos e propostas para melhoria da segurança no campus.

Reivindicações da Comunidade

As principais reivindicações da comunidade foram: Falta de espaços para debates sobre assuntos de interesse público; Participação nula dos estudantes e dos funcionários na administração da universidade: além da proporção injusta de 70% de professores, 15% de estudantes e 15% de funcionários nos demais órgãos colegiados, o GAC é um órgão colegiado em que apenas os diretores votam; Os poucos vigilantes da Unesp protegendo bancos privados: os bancos privados não possuem segurança suficiente nas agências dentro da Unesp, o que coloca em risco a segurança de toda a comunidade; Segregação e opressão da comunidade bauruense no campus, como o caso absurdo da polícia expulsando do campus um cidadão negro, que esperava sua namorada, por ele “não ser estudante”.

Propostas para melhoria da Segurança

Durante a audiência, as seguintes propostas para melhoria da segurança foram apresentadas:

- Reforçar a ronda dos vigilantes perto das salas.
 
- Efetivar a participação discente e técnico-administrativo nas reuniões do GAC (Grupo Administrativo do Campus), já que o mesmo é órgão colegiado, sendo garantidas essas representações com direito a voto.

- Propor junto à empresa de ônibus da cidade algumas modificações para o transporte coletivo que vai até a universidade. Que seja proposto que os horários noturnos se estendam; e que a linha passe a circular até a praça de esportes e futura moradia e também que circule dentro do campus.

- Construção e reformas do espaço físico da universidade afim de atender as normas da acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência.

- Propor para o banco privado que está dentro da universidade (Santander), que cuide de sua própria segurança. Já que não é de responsabilidade da segurança pública cuidar de um patrimônio privado.

- Incentivo ao horário de permanência dos alunos dentro do campus (eventos culturais, congressos, eventos, etc.).

- Defender o não armamento dos funcionários;

- Propor a Polícia Militar que faça ronda somente fora do campus, especialmente no período noturno.

- Investimentos na iluminação dentro do campus.

- Extinção das trancas nas salas de aula. E para aquelas que tiverem equipamentos (datashow, televisão, etc.), que estes sejam protegidos por grades, para que não restrinja o acesso dos estudantes às salas de aulas.

- Utilizar as guaritas inoperantes, melhorar a comunicação entre os vigias que fazem ronda  e entre eles e com a polícia, numa eventual ocorrência.

- Insistir na construção da passarela que ligue o campus com a praça de esportes e a futura moradia.

Saída dos diretores durante a Audiência Pública

Vale ressaltar que estas últimas propostas apresentadas pelos presentes na Audiência foram feitas na ausência dos diretores, uma vez que eles se retiraram da sala dizendo que estavam sendo ofendidos. O que motivou a saída dos mesmos da Audiência foi a fala de um aluno se referindo ao alto salário dos diretores, e que estes estariam mais preocupados em garantir seus interesses do que os interesses da Universidade Pública.
Os presentes na Audiência acharam, da mesma forma, desrespeitosa a atitude dos diretores de sairem antes da atividade terminar, impedindo que a comunidade acadêmica como um todo pudesse falar, questionar e propor medidas de segurança para nosso campus, ao contrário do que o GAC fez, propôs e efetivou as medidas para a “segurança” sem consultar a comunidade unespiana.
Entretanto, a saída dos diretores não invalida a Audiência Pública. Propostas foram discutidas e pensadas por um conjunto. Estas propostas lidas acima serão encaminhadas para o GAC para que este possa abrir canais de diálogo com a comunidade acadêmica e pensar nos assuntos que afetam o cotidiano de todos os freqüentadores do campus, não apenas o assunto Segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário