segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Você sabe o que é EIV?




Estágio Interdisciplinar de Vivência é nome dado ao mecanismo pedagógico importante no auxílio da formação profissional e a tomada de consciência do estudante sobre a diversidade e a complexidade das condições sociais de vida e trabalho vigentes na sociedade, sobretudo, as do meio rural.




Esta formação se insere num contexto de relação entre universidade e sociedade, teoria e prática que é pouco abordado e que se mostra historicamente frágil, pontual e fragmentado. Nesse sentido, o Estágio de Vivência procura romper os muros da universidade, colocando o estudante em contato com a realidade de grande parte do povo brasileiro, de modo a problematizar para que(m) é produzido o conhecimento na academia. Visava-se demonstrar a importância, para além da teoria isolada, ou seja, da teoria aliada à prática para a transformação da realidade.


O EIV se pauta por três princípios fundamentais: a parceria, que se dá na relação do Movimento Estudantil e os Movimentos Sociais Populares que compõem a Via Campesina, especialmente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; a interdisciplinaridade, que propicia o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento, abrindo espaço para outros pontos de vista sobre determinados temas e problemáticas, além de exercitar a discussão e a reflexão coletiva; e a não intervenção, pois garante ao estudante dedicar-se apenas ao conhecimento da realidade dos agricultores para, compreendê-la e ao mesmo tempo oferecer elementos para problematizar sua formação profissional.


Abaixo listado os EIV Brasil afora e alguns contatos. Lembrando que as inscrições para os EIVs podem já estar abertas ou próximo. Saiba mais:


EIV São Paulo
CONTATO: http://eivsp.wordpress.com


EIV Botucatu-SP
CONTATO: grupo_chicomendes@yahoo.com.br


EIV Minas Gerais
danielascordeiro@yahoo.com.br
minotauro_abeef@yahoo.com.br
eloizasn@yahoo.com.br


EIV Viçosa-MG
CONTATO: http://eivregionalmg.blogspot.com




EIV Rio de Janeiro
CONTATO: nerarj@yahoo.com.br


EIV Espírito Santo
CONTATO: www.estagiodevivenciaes.wordpress.com


EIV Paraná
CONTATO: http://eivpr.wordpress.com


EIV Santa Catarina
CONTATO: eiv-sc@yahoo.com.br


EIV Rio Grande do Sul
CONTATO: http://eivrs.wordpress.com


EIV Santa Maria-RS


EIV Urbano-Santa Maria-RS




EIV Entorno-DF
CONTATO: www.eivdf.wordpress.com


EIV Sergipe
CONTATO: http://www.eiv-sergipe.blogspot.com
gilson_agroufs@yahoo.com.br




EIV Ceará




EIV Pará
CONTATO: eiv.para2009@yahoo.com.br






textos retirados dos sites da Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia Florestal (na Unesp curso presente no campus de Botucatu) - http://abeef.wordpress.com/ - e da Federação do Movimento Estudantil de História (na Unesp curso presente no campus de Assis e Franca) -http://femehnacional.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário